Rádio EFTEPRO

quinta-feira, 15 de março de 2012

RANKING DE CLUBES NACIONAL - CBF 2011

 ranking nacional de clubes da CBF

      A CBF divulgou em 2011 o ranking oficial de clubes, já com as pontuações dos clubes que tiveram títulos de competições do passado transformados em conquistas equivalentes ao Brasileirão. Por isso, Santos e Palmeiras deram um salto na classificação.
Neste ranking, o Santos lidera com 2.358 pontos, seguido por Palmeiras (2.306) e Vasco (2.234). O Grêmio, que liderava o anterior, aparece agora em quarto, com 2.208. O Inter é oitavo, com 2.111.
Como quase todos os rankings divulgados, daqui e de fora, este também tem critérios discutíveis. Por exemplo: como igualar torneios de poucos jogos, disputados em uma época de quase centralismo em São Paulo e Rio, com uma competição nacional como o Brasileirão?
Em alguns veículos de imprensa cariocas e paulistas os rankings são elaborados tendo como critério pontuações pelos títulos. Mas aí vale o critério de quem organiza e decide dar mais pontos para certos Estaduais em detrimento de outros.
No mesmo documento divulgado nesta quarta (link acima), a CBF explica os critérios de pontuação para todas as competições oficiais. Vale a pena conferir.

De qualquer maneira, é um ranking oficial.


Click aqui e veja em detalhes a relação e a colocação do seu clube

Um comentário:

  1. Fonte: http://mariomarcos.wordpress.com/2011/12/13/cbf-divulga-o-novo-ranking-nacional-de-clubes/

    ResponderExcluir