Rádio EFTEPRO

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os anjos queriam mesmo pregar o evangelho em nosso lugar?


Não é de hoje que ouvimos a velha história de que os anjos gostariam de pregar em nosso lugar, certa vez um irmão me disse em tom ameaçador: "irmão nós temos que pregar o evangelho, pois a bíblia diz que os anjos gostariam de pregar em nosso lugar mas, não podem". a primeira afirmação até que é verdadeira mas, a segunda me despertou uma certa curiosidade e nada melhor que a palavra de Deus para nos esclarecer a verdade.
O texto citado é bastante complicado de entender primeiro porque temos que entender o sentido da palavra aplicada para que eu decida acreditar que eles queriam mesmo pregar em nosso lugar, o texto se encontra em 1Pe 1.12, vamos analisar a tradução mais rustica para tentamos entender:"A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar" analisando o texto supracitado encontramos vários motivos para acreditarmos que eles não queriam pregar, primeiro destacremos partes do texto para no final entendermos ele como um todo "A eles foi revelado..." quem eram "eles" ? esses personagens eram os profetas que como diz no contexto:"Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir." indagavam quando havia de vir a glória seguinte, o texto começa falando dos profetas do antigo testamento e segue dizendo que á:"eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas" ou seja foi feita uma revelação aos mesmos que o que eles pregavam não era para eles mas, para nós:"mas para vós outros, ministravam as coisas" a biblia é clara quando diz que eles (os anjos) gostariam de entender (NTLH), observar (NVI) e na tradução que usamos perscrutar que sig. perscrutarpers.cru.tar(lat perscrutare) vtd Averiguar minuciosamente; indagar, investigar, sondar: "Perscrutar os segredos recônditos da vida" (João Ribeiro). Var: escrutar. segundo dicionário MICHAELIS, vemos que em nenhuma dessas trsduções há motivos para imaginarmos que eles querem pregar o evangelho em nosso lugar, mas, que eles queria sim entender o ministério da graça e do avivamento que só foi despensado a nós pecadores que:"anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho" por isto estou certo que querer entender é diferente de querer fazer em nosso lugar.

amém!

ATENÇÃO!!!!

  LEVE PRA SUA IGREJA A PALESTRA QUE ESTÁ MEXENDO COM O BRASIL, HERESIAS NO MEIO DOS LOUVORES, SERIA ISTO POSSÍVEL? SE EU GIRAR ALGUMAS MUSICAS EVANGÉLICAS AO CONTRÁRIO VOU OUVIR MESMO MENSAGENS SATÂNICAS? SE VOCÊ TEM ESSAS E OUTRAS CURIOSIDADES, LEVE ESTA PALESTRA PARA SUA IGREJA. PÚBLICO ALVO: MINISTROS DE LOUVOR, REGENTES, PASTORES E LIDERES.

Entre em contato conosco: ribsanbr@hotmail.com 

para locais fora da região metropolitana de Passo Fundo RS, pedimos uma ajuda ministerial de 1.000,00 + 02 passagens + alimentação e hospedagem.



10 comentários:

  1. (ricardo) Certamente tal explanação deve corroborar com o texto de Ef. 3.10
    Onde Paulo diz que a sabedoria de Deus é reveleda aos principados e potestade atravez da igraja de Cristo (Tais criaturas só passaram a entender o mistério do evangelhi atraves da igreja depois da revelação atraves da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade amigo, agoras eles entendem o mistério que está sendo revelado pela igreja a eles, fico grato por sua colocação.

      Excluir
    2. A paz do Senhor Jesus, Professor Bruno Ribeiro , Obrigado por tirar esta minha dúvida , irei ministrar a palavra hoje num culto de missões e iria mencionar este tema por muito já telo ouvido, grato pela explicação !!!

      Excluir
  2. Pela lógica pensemos assim: - a função dos anjos é cooperar com Deus sendo assim, com certeza estariam felizes na missão de levar o evangelho, pois amam a Deus e se submetem a Ele, ao contrário dos anjos caídos, rebeldes expulso do céu .
    Mas se o próprio Deus se fez homem (Deus-filho, Jesus) para sentir na pele a condição humana nos mostrando assim a saída e liberdade.
    Cabe a nós mesmos então, sermos responsáveis pela humanidade, e tbm para não haver desculpas pelos homens em relação ao arrependimento e mudança ( “_Eu sou humano e como me entender e saber o que se passa em mim ou o que sinto”) Por isso Deus faz tudo perfeito e criou cada um para sua obra e se fez homem para ganhar os homens.
    Assim como Paulo tbm seguiu esse exemplo:
    I Coríntios 9
    “22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
    23 E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
    27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

    ResponderExcluir
  3. O verbo nesta frase, no original grego, é: epithumeo, que significa desejar ardentemente (como em Lucas 22:15), como você me explica isto prof. Bruno Ribeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua colocação, primeiramente o verbo Grego empregado no texto original é epithymeo que realmente significa desejo ardente, mas este verbo é empregado para representar um desejo proibido, ou seja desejar algo proibido, por isto Pedro faz uso deste verbo, para salientar que eles não poderiam desejar algo que era proibido, já que isto foi dado a igreja, então quando a ARA faz uso de um outro verbo, (ATENTAR) o faz com muito apreço, visto que melhor seria observar mesmo, do que desejar algo proibido, Lucifer já havia sentido o EPITHYMEO antes, duvido que esses anjos seguiriam o mesmo caminho, coloco algumas observações de Thayer quando define o verbo grego em questão: (epithymeo) transformar em uma coisa, ter um desejo de longa, pois, para o desejo, a cobiça, a cobiça, daqueles que buscam coisas proibidas.] [Vine: "para corrigir o desejo sobre "(epi" em cima ", utilizado intensivamente, thumos," paixão ")], se as coisas boas ou ruins. agradeço sua participação no link.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre acreditei que anjos tinham esse sentimento de anunciar o evangelho ao homem. Mas Deus não permitiu por uma razão. Qual testemunho os anjos dariam ao homem??? Visto que o homem é pecador, e após seu compromisso de anunciar as boas novas, logo mostraria ao mundo seu testemunho de vida. De um pecador a um servo de Deus. Apóstolo Paulo e um eles. De Saulo de tarso perseguido e de Cristo, a fiel testemunha de Cristo.
    Por isso creio que o evangelho seria mais aceito pelos homens. Até o momento pensava assim!

    ResponderExcluir
  6. Com todo o respeito, mas não concordo com essa explicação. como você disse o texto é difícil para interpretar.

    ResponderExcluir