Rádio EFTEPRO

segunda-feira, 4 de março de 2013

Jesus NÃO chorou por Lázaro?



   Jo - 11.34-36 "(34) E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. (35) Jesus chorou. (36) Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. 

        A afirmação de que Jesus chorou ao ver Lázaro no Tumulo pode ser muito bem interpretada se fizermos uma leitura superficial do texto em questão, mas vamos analisar de forma organizada e coerente o texto, para então tirarmos uma conclusão correta do texto, não vou usar conceitos complicados de entender da hermenêutica, mas, usarei aquilo que muitos esquecem de usar.... o lado lógico do tema.
           Primeiro Jesus ao saber da noticia de Lázaro, soube que ele estava doente e mesmo assim ainda demorou 2 dias para sair do lugar onde estava.
            Segundo, Jesus afirmou aos seus discípulos de que a enfermidade de Lázaro não era para morte e que depois que ele havia morrido, Jesus disse que ele apenas dormia, o que me leva a entender que Jesus sabia que ele não morreria ou pelo menos não estava morto, certo?
             Agora percebam que quando Jesus decide ir ao local onde estava sepultado Lázaro, ele encontra uma cena, totalmente diferente daquilo que ele havia ensinado aos seus, sem precisar me prolongar num assunto dos mais fáceis de resolver e defender, vou fazer isto ficar mais fácil, fazendo uma pergunta a você leitor, você com certeza já perdeu algum ente querido certo? e aposto que você, como eu que perdi meu pai quando eu tinha 20 anos, chorou muito e sentiu uma dor no peito e um vazio grande correto? creio que sua resposta foi sim, agora me responda.... você sentiria essa dor ou choraria se soubesse que ele, antes de descer à cova, ressuscitaria e te abraçaria novamente, você choraria???? Creio que sua resposta, assim como a minha é NÃO é obvio!, agora pode alguém afirmar que Jesus chorou por Lázaro se o mesmo sabia que Lázaro iria ressuscitar? tanto é que o Mestre nem se preocupou em ir rápido ao encontro de Lázaro e o mesmo Jesus falou: 

"Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. João 11:4 [...], Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 
João 11:11.

Então como chorar por alguém que eu sei que vai ressuscitar?

Mas porque então o texto diz "Jesus chorou"?

Simples vai ficar, se você analisar o ambiente que Jesus encontrou quando chegou lá, um ambiente de tamanha incredulidade e descredito de tudo aquilo que ele havia ensinado, Marta sai ao encontro dele e ele ainda manda chamar Maria, cujo mesmo ainda afirmou a Marta, mediante a tremenda falta de fé que ela sentia, "TEU IRMÃO HÁ DE RESSUSCITAR" quando Maria chegou não foi diferente a falta de fé no salvador:

"Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. 
João 11:32-33


Ou seja, Jesus sentiu ficou triste, por Lázaro? não por elas e pelos Judeus que a acompanhavam, depois de perguntar onde o havia sepultado, quando chegou ao local ele encontra mais pessoas desesperadas e chorando por Lázaro o que seu espírito se moveu de novo e sai a afirmação do escritor deste evangelho..."JESUS CHOROU" mas analise bem... ele chora por alguém que ele sabe que vai ressuscitar  ou por ver a multidão e tamanha incredulidade, lembre-se que ele ainda diz a Marta, para provar que sua tristeza era por causa da incredulidade deles, que tanto haviam ouvido os ensinamentos dele,

"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? " João 11:40"

Então Jesus mostra a eles tudo o que eles haviam esquecidos.... ELE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA... TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM NUNCA MORRERÁ..., e que incredulidade ainda faz Jesus chorar.

Grato a Deus pelo entendimento de todos!

a paz!


"Ninguém chora por quem está vivo"