Rádio EFTEPRO

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O que realmente significa SHEKINAH?




   Não são poucos os atormentados teológicos que tem aparecido nestes últimos dias para combater as verdades das Escrituras, as ideias são as mais variadas que se possa imaginar, o mais interessante é que começam a surgir argumentos tão fracos que qualquer estudo histórico das Escrituras derruba facilmente estas insanidades.
   Existe uma grande dúvida sobre  a palavra SHEKINAH, e por causa destes atormentados é que uma grande maioria do povo de Deus tem sido influenciado a apostatarem da fé, desacreditando até na existência de Satanás, pois não existindo Satanás evidentemente o pecado não existiria. Estarei expondo a verdade sobre a SHEKINAH segundo um contexto histórico, cultural e bíblico e não com fantasias teológicas que mais parece o mundo encantado de Bob.

   Primeiro vamos desmistificar o termo, que até já disseram que tem haver com coisa ruim e que isso é coisa pagã, veja que o motivo primordial desta teoria de Bob é que o termo SHEKINAH é pagão, vejamos então:

 Shekhinah é derivada do verbo hebraico שכן. No hebraico bíblico, a palavra significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia, e é usada com freqüência na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35: " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo".

No Judaísmo está palavra Shechiná, (através da Literatura Rabínica) é uma energia cósmica poderosíssima em si mesma, que habita no "interior" do Universo e vivifíca-o, sendo a sua "alma" ou "espírito".


Vejam que a palavra começa a ter um tom ligado com Espírito, ou seja, a força do Espírito do criador do universo, mas notem que a palavra em questão significa apenas HABITAÇÃO, no que se referindo a Antiga Aliança era simbolizado pela Tenda ou até mesmo a Arca da Aliança,

Acompanhe este trecho da entrevista de Marcelo de Oliveira,  escritor, pastor, hebraísta :


palavra “shekiná”, este vocábulo não aparece na Bíblia Judaica [ Tanakh] nem no N.T, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -נ -כ- ש (sh-k-n), cujo significado é “habitar”, “fazer morada”. Se perguntarmos a qualquer irmão, o que significa esta palavra, todos dirão: “a glória de Deus, presença de Deus”. Acontece que, “shekiná” não significa nada disso! O vocábulo “glória” no hebraico é “kavod” – o peso da glória de Deus.

A Shekiná, como uma idéia concreta, aparece só na literatura literatura rabínica, havendo somente “alusões” a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo :
וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתֹוכָֽם׃: Ve Asu Li Mikdash Ve Shakhanti Betocham
- “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)”[1];
וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים
- “e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus”[2]; e
יְהוָה צְבָאֹות הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיֹּֽון׃
“o Eterno dos exércitos, aquele que habita em Sião”[3].
 A palavra “shekiná” não está nas Sagradas Escrituras. Aprendemos também que “shekiná” não significa : glória, presença de Deus. Ela vem da raiz “shakhan” que significa – habitar, fazer morada. Esta idéia de “skekiná” aparece somente na literatura rabínica, onde os judeus cabalistas começaram a usá-la a partir do séc XIII. Devemos estar sempre prontos a aprender e não ir além da Escritura. Foi o que Lutero disse para Erasmo: “A única diferença entre eu [ Lutero] e você [Erasmo] é que eu me coloco debaixo da autoridade das Escrituras, e você se coloca acima dela.

Como você pôde ver, não existem referencias a esta palavra como sendo pagã, agora é claro se eu começar a pesquisar na internet querendo provar a ligação desta palavra com o paganismo, vou encontrar diversos sites Gnósticos que vão me levar a crer assim, visto que o objetivo deles é este. Estudar as Sagradas Escrituras partindo do ponto que elas são Hebraicas e não da Vulgata Católica Romana fica mais fácil para eu entender este caso, então esta palavra não tem nada a ver com derramamento do Espírito Santo, como a maioria das igrejas pentecostais afirma ser, o problemas de muitos esforçados é que partem suas pesquisas da Vulgata a tradução que mais paganizou as Escrituras Sagradas e as cartas da Renovação da Aliança, certa vez disse a um amigo que se quisesse mostraria a ele (pesquisando diversos sites) provas de que não somos seres humanos, a internet está cheias desses aventureiros do mundo de Bob, mas permaneceremos na verdade das Sagradas Escrituras. 



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento





PARTE 1 - CLICK NA IMAGEM ABAIXO

http://www.4shared.com/office/j28P_MbX/dicionrio_de_teologia_do_antig.html

PARTE 2 - CLICK NA IMAGEM ABAIXO

http://www.4shared.com/office/CafkYO5n/dicionrio_internacional_de_teo.html

PARTE 3 - CLICK NA IMAGEM ABAIXO

http://www.4shared.com/office/22RNBcbO/ditat_-_parte_3.html


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Baixar E-book: Gramática Hebraica de Gordon Chown




Este livro foi escrito para aqueles que desejam ler e entender o Hebraico, a língua no qual o Antigo Testamento foi escrito.

Nas 105 lições apresentadas, você poderá aprender o alfabeto hebraico e os sinais gramaticais baseados em palavras descritas na Bíblia e construções verbais através de tabelas e exercícios.

O livro contém o alfabeto hebraico e os sinais massoréticos, construções verbais, tabelas de declinações verbais, exercícios com textos bíblicos escritos em hebraico e tradução das palavras utilizadas em cada lição.

 Esta obra, utilizada pelo autor em diversos seminários teológicos contém:
- O alfabeto e os sinais massoréticos
- As construções verbais como base das frases
- Tabelas de declinações verbais
- Exercícios com textos bíblicos
- Concentração nas palavras mais usadas no Antigo Testamento
- Tradução das palavras utilizadas em cada lição

ANTES DE FAZER O DOWNLOAD NÃO SE ESQUEÇA DE CRIAR UMA CONTA NO 4SHARED  www.4shared.com



http://www.4shared.com/office/zVDLIi7Dce/gramtica_hebraica_-_gordon_cho.html